Cirurgia de Varizes a Laser
O que é?
A Cirurgia de Varizes a Laser é o método mais moderno e eficiente para o tratamento de varizes. Além de ser rápido e prático, esse procedimento remove as varizes de forma precisa e segura. Simples e altamente eficaz, é realizado, na maioria dos casos, com o paciente sob sedação e anestesia local, garantindo conforto durante o tratamento.
Como funciona?
Uma fibra óptica de fina espessura é introduzida na veia afetada até o local a ser tratado. Em seguida, o laser é disparado dentro do vaso, causando a desintegração seletiva da veia doente, sem afetar os tecidos ao redor.
Doppler
O uso do ultrassom Doppler intraoperatório é fundamental durante a cirurgia a laser, pois ele permite visualizar em tempo real tudo o que está acontecendo, garantindo o controle total do efeito do laser. O paciente recebe alta no mesmo dia e pode sair caminhando.
Esse procedimento é eficaz em todos os tipos de pele, tanto clara quanto escura. Uma das grandes vantagens do laser é que ele proporciona um pós-operatório mais confortável e um tempo de recuperação significativamente reduzido.
Após o Procedimento
Após o procedimento, é normal ocorrer algum inchaço, além de leve vermelhidão e tensão na pele, que geralmente desaparecem em alguns dias. O tratamento dura cerca de uma hora.
Os pacientes podem retomar suas atividades normais, incluindo exercícios leves, após um curto período de recuperação.
Esse procedimento é eficaz em todos os tipos de pele, tanto clara quanto escura. Uma das grandes vantagens do laser é que ele proporciona um pós-operatório mais confortável e um tempo de recuperação significativamente reduzido.
E os Lasers?
Existem diversos tipos de lasers que podem ser utilizados para tratar varizes e pequenos vasos nas pernas, conhecidos como “veias de aranha”. No entanto, é o seu médico de cuidados primários que determinará qual tipo de laser é o mais adequado para a sua condição específica.
Este tipo de procedimento é geralmente recomendado para o tratamento da veia safena ou de outras veias tronculares.
Uma das grandes vantagens dessa técnica é a rápida recuperação do paciente. O retorno às atividades normais ocorre em 1 ou 2 dias, com a liberação para exercícios físicos após uma semana. A exposição ao sol deve ser evitada até o desaparecimento completo dos hematomas.
Em suma, o uso do laser facilita significativamente os procedimentos cirúrgicos, beneficiando tanto a equipe médica quanto o paciente.